Atividades do Corpo de Baile do Ballet de Itajaí começam em abril
- comunicacaocorpode
- 27 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de abr.

Um grupo de adolescentes e jovens ingressam oficialmente no mês de abril em um projeto de formação técnica em ballet cubano, com uma série de conteúdos complementares. A seletiva do Corpo de Baile de Ballet de Itajaí, realizada no dia 22 de março, contou com mais de 30 candidatos de Itajaí e Balneário Camboriú. Destes, 25 foram selecionados e iniciam terça-feira (01) as atividades no Hama Espaço Artístico.
Havia 36 concorrentes, que já praticam ballet, pré-inscritos na aula avaliativa, sendo que 31 compareceram. Na seletiva, a equipe considerou questões técnicas e a qualidade do que foi apresentado, desde comportamento, desenvoltura, conhecimento prévio dos passos até a facilidade em memorizar e executar o que foi proposto. Entre os 25 escolhidos, há 13 bailarinos com idade entre 12 e 14 anos, e 12 que têm de 15 a 22 anos.
O Corpo de Baile ofertará aulas, workshops e oficinas gratuitas, aliado às audições e apresentações na comunidade, em uma carga horária total de 800 horas, de abril a novembro deste ano. A proposta tem caráter social e educativo, e visa a formação de futuros bailarinos profissionais. Neste início das atividades, os selecionados terão aulas de ballet e jazz. Já na sequência, estão previstas aulas sobre pontas, dança contemporânea, música, dramaturgia e história da dança.
A idealizadora e diretora geral do projeto, Hantiêla Salerno, conta que a notícia da seletiva chegou em pessoas com talentos, histórias e vivências diversas, que surpreenderam. Ela explica que serão formadas duas turmas, as aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 13h30 com término ao final da tarde em horários diferentes, a depender do dia e da turma.
“Os grupos serão lapidados, acredito que somadas as singularidades de cada um teremos duas turmas lindas e que farão história na dança em nosso Estado. Nossa expectativa é vê-los dançar e brilhar. Estar na rotina diária e ver a evolução de cada um será um aprendizado para todos, inclusive para nós da equipe. Daremos o nosso melhor”, ressalta Hantiêla.
A iniciativa é uma realização do Hama Espaço Artístico, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, com o incentivo da Havan.
Informações adicionais: (47) 99986-4106 - Natália Uriarte Vieira (assessoria de comunicação)(47) 9 9607-7616 – Hantiêla Salerno (idealizadora, professora e diretora geral do projeto)(47) 99990 – 2835 - administracao@hama.art.brwww.corpodebailedeitajai.com.br / Instagram @corpobaileitajai

Fotos: Thiago França

Comments