Corpo de Baile de Itajaí recebe workshop de Jazz Dance com Renan Banove
- comunicacaocorpode
- 20 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de ago.

No dia 2 de agosto, o projeto Corpo de Baile de Itajaí recebeu o bailarino e professor Renan Banove para um workshop de Jazz Dance. A atividade ministrada teve como objetivo aprimorar o desempenho dos bailarinos no palco e desenvolver sua capacidade de expressão por meio do movimento.
Com uma metodologia dinâmica e inspiradora, Renan conduziu os participantes em exercícios de aquecimento que envolveram força, flexibilidade e coordenação. Foram explorados os fundamentos do jazz — como saltos, giros e movimentações que exigem precisão e fluidez — sempre aliados à energia e à musicalidade que marcam esse estilo vibrante de dança.
A experiência foi vivida com entusiasmo pelos participantes.“Foi muito bom. Aprendi técnicas diferentes, me expressei mais, consegui me soltar. Houve mais energia, tudo foi mais animado do que em outras experiências. Foi intenso e inspirador”, disse a bailarina Luiza Ferreira Nunes, 13 anos.
“A experiência no workshop foi maravilhosa. Encontrei um elenco disponível e interessado. Por ser um projeto tão recente, o nível técnico me surpreendeu positivamente. Esse trabalho é fundamental, pois vai além da dança: prepara pessoas, forma seres humanos comprometidos, respeitosos e dedicados. Estou encantado com a proposta, incrível”, afirmou Banove.
O workshop fez parte da programação de atividades formativas oferecidas gratuitamente pelo projeto Corpo de Baile de Itajaí, que visa à preparação técnica e artística de futuros bailarinos profissionais. A iniciativa é uma realização do Hama Espaço Artístico, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com incentivo da Havan e da Usimetal.
Fotos: Bolívar Salerno
Sobre o ministrante
Natural de São Paulo, Renan Banove é formado em Educação Física e possui uma sólida trajetória como bailarino, professor e coreógrafo. Atuou em companhias renomadas, como Raça Cia de Dança e Anacã Cia de Dança, e em turnês com artistas como Wanessa Camargo. No cenário internacional, ministrou workshops em escolas de Portugal e acumula prêmios em festivais nacionais e internacionais, incluindo o reconhecimento como melhor coreógrafo em importantes competições.
Atualmente, Renan é professor em estúdios de dança em São Paulo, coreógrafo de shows e eventos do parque Hopi Hari e integrante de bancas avaliadoras em festivais como Passo de Arte, Joinville Dance Camp e Circuito Norte. Também se destaca como coreógrafo de comissões de frente no carnaval paulista, tendo conquistado prêmios de melhor comissão de frente em 2024 e 2025. Além disso, atua como coach de movimentação corporal na escola de samba Portela (RJ) e dirige o projeto social Viart, que oferece formação em dança.









Comentários