Fernando Lima conduz workshop sobre jazz e códigos coreográficos
- comunicacaocorpode
- 18 de set.
- 2 min de leitura

No dia 13 de setembro, os 25 bailarinos em formação do Corpo de Baile de Itajaí participaram de mais um workshop dentro da proposta pedagógica do projeto. A atividade, realizada no Hama Espaço Artístico, foi conduzida pelo renomado coreógrafo e bailarino de Joinville, Fernando Lima, com foco no jazz e códigos coreográficos.
Durante o encontro, Fernando propôs dinâmicas voltadas ao entendimento dos caminhos que o corpo pode criar, estimulando consciência corporal, articulações, transferência de peso e musicalidade. A proposta foi além dos conceitos e dicas técnicas, já que o grupo já possui a base sólida em ballet clássico, o ministrante conduziu a atividade de forma a explorarem o jazz a partir da desconstrução e da percepção criativa.
Fotos: Thiago França
Para o coreógrafo convidado, o projeto representa uma oportunidade transformadora aos participantes: “Este projeto é grandioso. Muito importante ter mecanismos que apoiam e incentivam a participação de alunos. Eles têm um preparo muito apurado, em nível de escola particular. Transformar estes cidadãos em grandes artistas com potência técnica e artística é um caminho real. Eu mesmo, vim de um projeto social em Joinville, e foi isso que abriu novas possibilidades profissionais para mim. Hoje vivo da dança. Quando um aluno ingressa em uma iniciativa como esta, abrem-se várias possibilidades para o futuro”, destacou Fernando Lima.
Os workshops do Corpo de Baile de Itajaí têm como propósito ampliar as referências artísticas dos participantes e estimular novas formas de aprendizado, fortalecendo o processo de formação técnica iniciado em abril deste ano. A iniciativa é uma realização do Hama Espaço Artístico, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com incentivo da Havan e da Usimetal.
Fotos: Bolívar Salerno
Sobre o ministrante
Fernando Lima é professor, coreógrafo e bailarino de jazz e dança contemporânea. É fundador do Centro de Dança e Pesquisa Fernando Lima e diretor do Grupo de Dança Fernando Lima, tricampeão do Festival de Dança de Joinville. Atuou nacional e internacionalmente, com destaque para sua passagem pela Moa Nunes Dance Company, em Luxemburgo, e para a criação de coreografias na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.



























Comentários