Workshop amplia vivência dos bailarinos em vertentes do jazz
- comunicacaocorpode
- 3 de jun.
- 2 min de leitura

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, o Corpo de Baile de Itajaí promoveu um workshop de jazz com o bailarino premiado João Torres, de Tubarão (SC). A atividade, realizada no Hama Espaço Artístico, contou com a participação de integrantes do projeto e bailarinos externos.
Para a bailarina Ágatha Vitória Tavares, 16 anos, aluna do projeto, o workshop proporcionou a oportunidade de aprender não apenas novos passos e estilos, mas também de observar diferentes formas de ensino.“Quero ser professora de dança, por isso, presto muita atenção nos professores e me inspiro neles. Foi intenso e, ao mesmo tempo, fluiu naturalmente, porque o João é leve e muito criativo”, comenta.
Já Ana Clara da Silva Fernandes, 14, relembra os desafios que quase a afastaram da dança. Incentivada pelos pais, decidiu continuar e hoje se sente acolhida no projeto. “Me encontrei aqui no Corpo de Baile. Estou aprendendo muito e me sinto melhor a cada dia que passa. O workshop foi um misto de emoções. Meu coração ficou quentinho, pois consegui entregar a minha dança sem medo”, revela.
A capacitação foi dividida em dois níveis. Na turma dos mais novos (infantil/pré-adolescente), o ministrante trabalhou o jazz dance, com foco nas bases técnicas, nos acentos e na musicalidade características do estilo. Já na turma juvenil, o conteúdo manteve a linha do jazz dance, com reforço na estrutura técnica e a introdução do jazz lyrical, que explora extensões, prolongamentos e sensibilidade artística.
“Todos estavam muito dispostos e abertos ao que eu tinha para apresentar. Pude trocar experiências com eles, porque ensinando eu também aprendo”, afirma João Torres. Sobre a importância de ações como essa, ele destaca: “Projetos de formação técnica são indispensáveis. Um bailarino completo é aquele que faz muitas aulas e vivencia diversas vertentes. Esta é uma oportunidade única para este grupo, tanto do ponto de vista técnico quanto artístico”, completa.

Fotos: Bolívar Salerno
O workshop integrou o programa formativo do Corpo de Baile de Itajaí. O projeto é uma realização do Hama Espaço Artístico, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com o incentivo da Havan e da Usimetal.
Comments